25 julho, 2017

Minha Trajetória Capilar

Olá meus amores,

  Tudo bem? Hoje estou aqui para compartilhar um pouquinho da minha história de vida capilar...kkk....foram tantos sofrimentos, perdas e conquistas, que hoje levanto as mãos pros céus e agradeço a Deus por ter tomado a decisão de me libertar de todo e qualquer tipo de química.
  Sei que esse post pode ficar um pouquinho grande, mas pode ter certeza que farei valer a pena, pois vou ilustrando cada etapa pro nosso bate papo ficar mais interessante...rs.
  Bom, faço parte de uma família negra (com muito orgulho), tanto por parte de pai quanto de mãe. Posso dizer que desde muito cedo sofri muitoooo nos momentos de pentear as madeixas, levando em consideração que os produtos para os cabelos crespos eram limitadíssimos, então, minha mãe acabou recorrendo a diversas alternativas para tentar "domar a fera".



Papai Roberto, eu e Mamãe Gioniceia (conhecida como Ceia)
  Segui durante um período da minha infância sem utilizar nenhum produto químico nos crespinhos...





  Se não me falha a memória, iniciei a minha trajetória na química quando tinha de 6 a 7 anos de idade (ual!). Bem cedo, né?? Infelizmente, naquela época, nossos pais e familiares eram "oprimidos e pressionados" pelo padrão de cabelo que a sociedade impunha para todos nós, ou seja, quem tinha "cabelo duro", como nos chamavam na década de 90 (e ainda tem gente que nos trata assim...aaaffffiiii), sofria um enorme preconceito e acabava se rendendo as opções de alisamento que tínhamos ao nosso alcance.
  Iniciei fazendo Permanente Afro com os famosos "bigudinhos", dando forma aos meus cachinhos e mais facilidade na hora de pentear...obrigada meu Deus (kkk), pois essa era a hora do dia que eu mais chorava. Fora que, não permitia a proliferação de piolhos...como eu sofri com esse lance de piolhos (OMG!)



    Para não usar excessivamente produtos químicos em mim, minha querida mãezinha teve a brilhante ideia de investir nas tranças. Te confesso que foi um dos períodos que estive mais satisfeita comigo mesma, pois não precisava me submeter aos dias tenebrosos que tinha que ficar desembaraçando o cabelo...kkkkkk (rindo alto!)


Fiquei uma gracinha, né?


  Quando completei por volta de 8 anos, minha mãezinha veio a falecer e minha tia Mima (o nome dela é Gilmara, mas sempre a chamei assim) começou a cuidar de mim. Foi quando ela me levou para fazer relaxamento no Instituto Beleza Natural (nossa...quanto tempo)...kkk Isso mesmo, meus amores! Na época que a Zica tinha somente um salão na Usina-RJ, que era uma luta pra chegar lá e conseguir fazer o cabelo (uma fila do cão...rs), mas enfim, ficamos um bom tempo cuidando dos  cabelos lá.
  Passaram-se alguns anos, e minha tia percebeu que o meu couro cabeludo estava ficando cada vez mais sensível à química do Beleza Natural. Tinham dias que a cabeleireira não conseguia finalizar o procedimento, pois eu chorava muito de tanto que queimava e feria a minha cabeça. Minha tia resolveu que eu iria retornar para as tranças durante um tempo, até achar uma melhor opção para mim.
  Foi quando diversos problemas familiares surgiram, que fez uma reviravolta em nossas vidas. Tivemos que nos mudar às pressas, comecei a trabalhar com 16 anos no Mc Donald's, conquistei minha "independência financeira"(Eba!!!)...kkk.
  Nesse período, comecei a tratar o meu cabelo com Guanidina. No início tudo eram flores e maravilhas...depois, meu cabelo começou a quebrar e não desenvolvia de maneira saudável. Tempo de muitas tristezas e ilusão (lágrimas nos olhos só de lembrar...)




  Cansada de ver o meu cabelo completamente descaracterizado, resolvi migrar para o Lithium. Se eu soubesse que o meu cabelo ficaria ainda pior, teria deixado quieto. Maaaassss, como tem certas coisas que precisamos passar para aprender, foi um tempo de escravidão total da escova e da prancha, pois eu o usava como se fosse uma escova progressiva, sabe? E fiquei nessa por um longo período.
  Quando completei meus 20 anos, resolvi radicalizar! Pesquisei a respeito do Beleza Natural e me apaixonei novamente por aquele Instituto de Beleza. Não sei se você sabe, mas para fazer a transição para o Beleza Natural, você precisa cortar o cabelo todinho, para que consiga ver um resultado imediato. Foi exatamente isso que eu fiz...cortei meu cabelinho todoooo e recomecei a minha jornada capilar no Beleza Natural.

Aproximadamente 1 ano no Beleza Natural


Uns 2 anos no Beleza Natural

  Meu cabelo estava lindo demais! Desenvolvendo meus cachinhos...crescendo que era uma maravilha. Foi quando a necessidade por mudança me enlaçou e cai na asneira de pintar meu cabelo...isso mesmo meu povo! Pintei meu cabelo!!!


  Foi a maior burrada que fiz! Meus cachos nunca mais foram os mesmos...viviam ressecados e sem brilho, pois eu não sabia cuidar da maneira correta. Conclusão, me lasquei!
  Permaneci fazendo relaxamento no Beleza Natural, para quem não sabe a química de lá é o Hidroxido de Cálcio, ou seja, ela não é compatível com muitas outras químicas e tinturas, devido a isso que meu cabelo não ficou mais da maneira que era antes.
  Fui ficando cada vez mais desmotivada com o resultado que o Relaxamento de lá estava proporcionando ao meu crespinhos...
Foto tirada em Janeiro/2017

  Conforme ia fazendo o tratamento, ia cortando os cabelos, para retirar a tintura que insistia em permanecer...rs...oh vida! 
  Por fim, no dia 13 de Junho de 2017, eu acordei...olhei para o meu marido...e falei: Vou cortar o cabelo! Ele sorriu pra mim e me apoiou. Fui no salão da minha cunhada e pedi para que cortasse tudo porque estava cansada das químicas e estava disposta a iniciar a transição capilar....olha no que deu...



  Eu adorei o corte!! Porém, não sabia pentear meu cabelo...kkk...até pegar o ritmo, foi tenso, até poque ainda tinha uma boa parte da química nele, ou seja, ainda não estava 100% natural. Conforme crescia, foi meio que perdendo a forma, sabe? Esperei passar um mês e cortei novamente...





  Hoje estou assim! Me sentindo uma mulher livre...rs...livre e conhecendo novas possibilidades SEM QUÍMICA! kkkk
  Tenho cuidado e experimentado diversos cremes de tratamento, finalizadores e receitinhas caseiras. Percebi que ele tem particularidades que nem eu mesma conhecia....a cada dia que passa uma novidade sobre mim mesma...to adorando essa fase!
  É isso meus amores, espero que tenham gostado e comentem aqui como foi ou tem sido a sua trajetória capilar, para mim será de grande valia tudo o que quiserem compartilhar, até porque estamos em eterna fase de aprendizado, não é mesmo?
  Então, até a próxima....

Beijos! 




COMENTE COM PELO FACEBOOK:

Nenhum comentário:

Postar um comentário